domingo, 1 de abril de 2012

O futebol na Física - Compreendendo a velocidade escalar média

Sequência Didática

Autor
   Danilo Rodrigues dos Santos

Disciplina / Área
   Física / Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

Orientador
   Acelmo de Jesus Brito

Caracterização do objeto de estudo
   Construção de uma sequência didática para o ensino da velocidade escalar média através de associações com o cotidiano.

Justificativa
   Esclarecer o estudo da física mecânica, especificamente o estudo da velocidade média escalar, com associações do cotidiano dos educandos, proporcionando a eles um estímulo para seu desenvolvimento cognitivo. Para esta atividade buscamos associar o conceito objeto de estudo desta atividade com a prática do esporte.

Objetivo geral da produção
  • Aproximar o uso das TICs para o ensino da Física
  • Iniciar os trabalhos com a velocidade escalar média
  • Associar o conceito objeto de estudo com o cotidiano do educando
Público-Alvo
   Educandos cursando o 1º ano do Ensino Médio

Materiais
  • Bolas de futebol
  • Trena
  • Calculadora
  • Cronômetro
  • Data Show
Sequência da aplicação
   A aplicação desta sequência didática em seu total terá cinco passos a serem seguidos sequencialmente e no final um feedback retornado por meio de relatórios construídos pelos educandos. A atividade consiste em trabalhar o conceito de velocidade escalar média, seu desenrolar acontecerá na quadra onde cada equipe formada terá que manter registro no caderno de variação de tempo e espaço de chutes de bola em um alvo qualquer, estes dados por sua vez será usado no laboratório de informática da escola, onde os exploraremos usando planilhas eletrônicas. Ao final teremos a aplicação dos pós-testes que nos serviram de ferramenta de diagnósticos das deficiências apresentadas pertinentes ao assunto.

1º passo:
- Descrição: Os educandos serão levados à sala de recursos para que possam estar assistindo um vídeo sobe futebol, o mesmo terá uma duração de no máximo 10 minutos. Após assistirem o vídeo será feito um questionamento desafio: Será possível a Física se envolver com o futebol? As conjecturas que virem surgindo serão socializadas com a classe (com duração de pelo menos 5 minutos).
- Justificativa: Esta etapa é importante para que possamos contextualizar a atividade, tentando associar o conceito objeto de estudo desta atividade com a prática do esporte. A questão desafio surgirá como uma forma de instigar o educando, buscando obter um estimulo para que o mesmo possa vir a querer participar do desenvolvimento da atividade.

2º Passo:
- Descrição: Os educandos agora serão levados à quadra poliesportiva da escola, a turma será dividida em equipes e para cada membro da equipe será dado uma função a ser desempenhada (um numero x é responsável por chutar e os demais são para registro dos dados coletados). Após toda a divisão e a explicação sobre o que cada equipe deverá fazer, será cedido a eles os materiais necessários para o desenvolvimento da atividade.
- Justificativa: Nesta etapa os educando são os ativos, eles deveram se organizar para desempenhar os papéis incumbidos, esperamos que ao final desta etapa todas as equipes tenham os registros necessários, pois serão fundamentais para a etapa seguinte. Estipulamos para esta etapa a duração de uns 15 ou 20 minutos.

3º Passo:
- Descrição: De volta a sala de aula, com base nos dados coletados pelos educandos colocaremos alguns questionamentos a serem discutidos entre as equipes, após um tempo para a discussão entre as equipes as respostas por elas elaboradas serão socializadas com toda a classe. Os questionamentos a serem feitos são:
  • Qual a variação do tempo que a bola levou de um ponto a outro?
  • Qual a variação do espaço que a bola levou de um ponto a outro?
  • Qual a quantidade de espaço percorrida por unidade de tempo?
Após a socialização dos questionamentos acima passaremos a teorização do conceito de velocidade escalar média.
- Justificativa: Nesta etapa buscaremos por meio dos questionamentos fazer com que os educandos comecem a associar o conceito (objeto de estudo desta atividade) com a pratica exercida por eles na etapa anterior, após a socialização esperamos que a capacidade cognitiva do educando se encontre mais suscetível, para que então possamos estar fazendo uma teorização do conceito abordado. Estipulamos para esta etapa a duração de 20 a 30 minutos.

4º passo:
- Descrição: Nesta última etapa levaremos os educandos ao laboratório de informática da escola. Usando os recursos fornecidos por planilhas eletrônicas os educandos desenvolveram uma planilha que tenha como entrada a variação inicial e final de espaço e tempo e forneça como resultado a velocidade média escalar.
- Justificativa: Neste momento buscaremos concretizar o conceito demonstrado no decorrer da atividade. A escolha por uma ferramenta tecnológica se deve a flexibilidade fornecida e o interesse que os educandos mantêm nas mesmas.

5º passo:
- Descrição: Nesta etapa efetuaremos os pós-testes e a partir disto identificarmos as dificuldades ainda permanentes.
- Justificativa: Os pós-testes nos serviram de ferramentas para que possamos avaliar e identificar as deficiências pertinentes ao conceito objeto de estudo desta atividade, a partir disto possamos direcionar nosso foco para sanar as deficiências apresentadas.

Bibliografia
  • Barros, C., & Paulino, W. R. (2004). Ciências: física e química. (J. Guizzo, Ed.) São Paulo: Ática.
  • Carneiro, R. (2002). Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo: Cortez.
  • Doca, R. H., Biscuola, G. J., & Bôas, N. V. (2010). Física, 1 (Vol. 1). (M. Zanon, Ed.) São Paulo: Saraiva.
  • Sampaio, J. L., & Calçada, C. S. (2005). Física: volume único (2 ed., Vol. único). (T. C. Dias, Ed.) São Paulo: Atual.

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