Sequência didática
Autor
Danilo Rodrigues dos Santos
Disciplina/Área
Física / Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Orientador
Acelmo de Jesus Brito
Caracterização do objeto de estudo
Construção de uma sequência didática para o ensino da função horária do espaço usando planilhas eletrônicas.
Justificativa
Usando os recursos fornecidos por planilhas eletrônicas faremos um estudo sobre a função horária do espaço, tal escolha se deu pela facilidade com que encontramos para a representação dos gráficos e para o grande volume de dados que podemos trabalhar. Isto facilita a possibilidade do educando enxergar claramente uma aplicação sobre o objeto de estudo desta atividade e que eles possam aplicar isto através dos materiais desenvolvidos.
Objetivo geral da produção
- Aproximar o uso das TICs para o ensino da Física
- Conhecer como determinar o espaço em um dado instante
Público-Alvo
Educandos cursando o 1º ano do Ensino Médio
Educandos cursando o 1º ano do Ensino Médio
Materiais
- DataShow
Sequência da aplicação
A aplicação desta atividade acontecerá em cinco passos a serem seguidos sequencialmente e no final teremos um feedback retornado por meio de relatórios construídos pelos educandos. A atividade consiste em trabalhar o conceito de função horária do espaço, iniciando na sala de aula com questionamentos e em seguida no laboratório de informática da escola onde exploraremos a composição da fórmula e o gráfico que podemos obter. Ao final teremos a aplicação dos pós-testes que nos serviram de ferramenta de diagnósticos das deficiências apresentadas pertinentes ao assunto.
1º passo:
- Descrição: Inicialmente na sala de aula lançaremos alguns questionamentos sobre o assunto abordado, sendo estes:
- Como descobrir o espaço que um veículo em movimento se encontra tendo como informação o instante t, a velocidade média escalar, e o ponto de partida?
- E se não tivéssemos o ponto de partida, o que faríamos para descobrir o espaço?
- Como seria o gráfico que melhor representasse a situação?
Após os questionamentos procuraremos socializar com toda a classe as conjecturas levantadas, esta etapa terá duração de pelo menos 10 minutos.
- Justificativa: Nesta etapa procuramos contextualizar o conceito objeto de estudo desta atividade, ao passo que queremos instigar os educandos a procurarem respostas, isto será como um estímulo ao desenrolar da atividade.
- Justificativa: Nesta etapa procuramos contextualizar o conceito objeto de estudo desta atividade, ao passo que queremos instigar os educandos a procurarem respostas, isto será como um estímulo ao desenrolar da atividade.
2º passo:
- Descrição: Nesta etapa levaremos os educandos ao laboratório de informática da escola, onde serão separados em duplas para a realização desta atividade. Nesta etapa daremos uma introdução sobre como usar planilhas eletrônicas e os principais conceitos envolvidos, após isto daremos inicio a construção da primeira planilha eletrônica, esta terá como base a entrada das três variáveis da função horária do espaço e terá como saída o espaço no tempo determinado.
- Justificativa: Nesta etapa exploramos o uso da fórmula e demonstramos uma aplicação, após isto esperamos que os educandos já tenham revisado as conjecturas levantadas na etapa anterior e decidam o que eles deveram manter e/ou abandonar. Passamos também uma introdução sobre o uso de planilhas eletrônicas para que possamos equilibrar os conhecimentos referentes as tecnologias, visto que nem todos os educandos conhecem ou dominam o uso da ferramenta.
- Descrição: Nesta etapa levaremos os educandos ao laboratório de informática da escola, onde serão separados em duplas para a realização desta atividade. Nesta etapa daremos uma introdução sobre como usar planilhas eletrônicas e os principais conceitos envolvidos, após isto daremos inicio a construção da primeira planilha eletrônica, esta terá como base a entrada das três variáveis da função horária do espaço e terá como saída o espaço no tempo determinado.
- Justificativa: Nesta etapa exploramos o uso da fórmula e demonstramos uma aplicação, após isto esperamos que os educandos já tenham revisado as conjecturas levantadas na etapa anterior e decidam o que eles deveram manter e/ou abandonar. Passamos também uma introdução sobre o uso de planilhas eletrônicas para que possamos equilibrar os conhecimentos referentes as tecnologias, visto que nem todos os educandos conhecem ou dominam o uso da ferramenta.
3º passo:
- Descrição: Nesta etapa faremos a teorização do assunto e buscaremos explorar por meio de exercícios as formas possíveis de se aplicar o conceito objeto de estudo e os desdobramentos que teremos em seu uso.
- Justificativa: Neste momento procuraremos aumentar o potencial do educando através da teorização sobre o assunto a partir disto faremos alguns exercícios, associando o que se está sendo feito com as etapas anteriores. É importante falarmos que os desdobramentos apresentados estende-se ao descoberta não somente do espaço em um determinado instante, mas que a partir dos valores dados em uma situação problema o educando possa determinar as demais incógnitas envolvidas no conceito objeto de estudo.
4º passo:
- Descrição: Nesta etapa exploraremos a construção de outra planilha, sendo que esta terá como base as variáveis da função, sendo que para a variável tempo será informado um intervalo de dez valores e para cada valor deste será calculado o espaço, ou seja, para cada intervalo de tempo será informado seu espaço naquele momento. A partir deste conjunto de dados usaremos as ferramentas fornecidas para a construção do gráfico. Após a construção do gráfico passaremos a teorização sobre o objeto de estudo desta atividade.
- Justificativa: Nesta etapa procuramos fixar o uso da função horária do espaço ao explorar a composição do gráfico, feito isto os educandos terão condição para entenderem a teorização do conceito objeto de estudo desta atividade.
5º passo:
- Descrição: Nesta etapa efetuaremos os pós-testes e a partir disto identificarmos as dificuldades ainda permanentes.
- Justificativa: Os pós-testes nos serviram de ferramentas para que possamos avaliar e identificar as deficiências pertinentes ao conceito objeto de estudo desta atividade, a partir disto possamos direcionar nosso foco para sanar as deficiências apresentadas.
- Descrição: Nesta etapa exploraremos a construção de outra planilha, sendo que esta terá como base as variáveis da função, sendo que para a variável tempo será informado um intervalo de dez valores e para cada valor deste será calculado o espaço, ou seja, para cada intervalo de tempo será informado seu espaço naquele momento. A partir deste conjunto de dados usaremos as ferramentas fornecidas para a construção do gráfico. Após a construção do gráfico passaremos a teorização sobre o objeto de estudo desta atividade.
- Justificativa: Nesta etapa procuramos fixar o uso da função horária do espaço ao explorar a composição do gráfico, feito isto os educandos terão condição para entenderem a teorização do conceito objeto de estudo desta atividade.
5º passo:
- Descrição: Nesta etapa efetuaremos os pós-testes e a partir disto identificarmos as dificuldades ainda permanentes.
- Justificativa: Os pós-testes nos serviram de ferramentas para que possamos avaliar e identificar as deficiências pertinentes ao conceito objeto de estudo desta atividade, a partir disto possamos direcionar nosso foco para sanar as deficiências apresentadas.
Bibliografia
- Barros, C., & Paulino, W. R. (2004). Ciências: física e química. (J. Guizzo, Ed.) São Paulo: Ática.
- Carneiro, R. (2002). Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo: Cortez.
- Doca, R. H., Biscuola, G. J., & Bôas, N. V. (2010). Física, 1 (Vol. 1). (M. Zanon, Ed.) São Paulo: Saraiva.
- Sampaio, J. L., & Calçada, C. S. (2005). Física: volume único (2 ed., Vol. único). (T. C. Dias, Ed.) São Paulo: Atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário