quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Explorando funções com uso de planilhas eletrônicas

É possível desenvolver uma série de atividades com o uso de planilhas eletrônicas.
Nesta categoria temos uma diversidade de softwares sendo os mais conhecidos o Calc e o Excel.
Para realizar esta atividade será nossa escolha o software aplicativo Calc presente no pacote BrOffice (LibreOffice) e por ser gratuito e de fácil acesso.
Abra o programa Calc.
Clique na célula A1 segure e arraste até a célula L1.Conforme a figura abaixo:
Note que temos uma linha selecionada.
Em seguida clique no menu “Formatar”, no submenu que aparece clique em “Mesclar células”, no próximo menu clique em “Mesclar e centralizar células”. Conforme a figura abaixo.
Veja como ficou:
O recurso “Mesclar e Centralizar células” une todas as células selecionadas e alinha o texto que tiver ou será inserido dentro delas ao centro.
Clique dentro desta célula e digite o texto: Trabalhando com funções. Conforme a figura abaixo.


 Agora clique na célula A2 segure a arraste até a célula B2. Novamente faça a mesclagem dessas duas células. Em seguida clique dentro dela e digite o texto: Valores para x. Conforme a figura abaixo.
 Em seguida vá mesclando os pares de células A3 e B3 até o A13 e B13. Em seguida em cada parte mesclado digite um valor qualquer. Lembrando que estes valores serão utilizado para cálculo na função. Veja a figura abaixo.

 Selecione todo o seguinte grupo de célulasC2 até E13. Conforme a figura abaixo.
 Da mesma forma anterior mescle este conjunto de células. Clique dentro dele e digite: f(x) = 2x + 1. Esta é a função que usaremos, nela aplicaremos os valores de x inseridos anteriormente e obteremos os possíveis valores para y. Veja a figura abaixo.
 Agora clique na célula G2 e arrasta até a H2. Mescle estas duas células. Em seguida clique nesta par de célula e digite: Valores para y. Conforme a figura abaixo.
 Em seguida vá mesclando os pares de células G3 e H3 até G13 e H13.
Veja a figura:
Agora devemos colocar na abaixo da coluna onde esta escrito os “Valores para Y”, os valores correspondentes a x aplicado na função que está no meio. Um recurso interessante de planilhas é que podemos inserir formulas nas células e esta fazem o cálculo para nós e nos apresenta o resultado. Vamos fazer isto no par de célula G3 E H3. Clique dentro desta e digite: =2*A3 + 1. Conforme a figura abaixo.
Pressione o botão [ENTER] no teclado note que o resultado do cálculo será exibido. Vamos entender o que esta sendo feito.
Quando clicamos dentro da célula e digitamos o sinal de igual ( = ), isto indica para o programa que está sendo inserido uma fórmula, se este sinal não estiver na frente o programa tratará o que estiver sendo digitado como texto simples.
Em seguida temos o 2 que é da própria função, seguido do disto temos o sinal de multiplicação (asterisco), logo 2 multiplica x, só que nosso valor para x é indicado por “A3”, observe onde se encontra a célula A3 lá temos o valor 5, portanto A3 faz referência a linha 5 coluna A, pegando então o valor disponível para esta célula.
E por último temos a soma de 1.
Na interpretação geral da função temos: multiplique por 2 qualquer número e some mais 1.
Agora faça com as outras células os valores, exemplo: 2*A4 + 1 até 2*A13 + 1. Lembrando que para cada Valor de Y somente um X será correspondido. Observe que a disposição dos mesmo valores X e Y estão sempre na mesma linha.
Veja como ficou:
Salve, e repita todo o processo com outros valores e funções.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog